segunda-feira, 19 de março de 2007

Capítulo 1 - Geração, seleção e teste de idéias para eventos

As mudanças no mercado vem vinculando as empresas a repensarem seu modelo de negócios e estratégias.

Criar processos de geração de novos negócios e produtos diferenciados da concorrência no setor de eventos torna- se evidente e necessário para vencer a concorrência.

É necessário idéias criativas que passe por um processo estruturado, a partir de 3 etapas:

  • Geração de idéias
  • Seleção das idéias
  • Teste de avaliação das idéias selecionadas

As empresas ou profissionais da área, assim como outros setores, devem ter a possibilidade de gerar varias idéias para que delas resultem poucas realmente boas.

Algumas técnicas são necessárias para que a geração de idéias tenha melhor proveito:

  • Observação
  • Auto-análise
  • Leitura
  • Brainstorning
  • Network

As fontes de geração de idéias são inúmeras e podem se classificar em 2 categorias:

1. Internas

1.1 Equipe de vendas

1.2 .Equipe de suporte e atendimento

1.3 Caixas de sugestões

1.4 Pesquisas internas

1.5 Estrutura interna de Pesquisa

2. Eternas

2.1 Clientes

2.2 Parceiros e fornecedores

2.3 Concorrência

2.4 Outros eventos

2.5 Outras fontes

Seleção de Idéias:

Apesar de um grande numero de idéias geradas, torna- se necessário selecionar a melhor, ainda que seja doloroso descartar idéias interessantes.

Torna- se necessário analisar em primeiro lugar fatores como recursos necessários , pontos fortes e fracos , adequação a imagem da empresa e tendências de longo prazo.

Processo de seleção de idéias:

Nesse processo são analisados 2 pontos:

  • Demanda
  • Competência interna

Aplicação: O processo de seleção de idéias pode ser executado, conjunta ou separadamente, pelos profissionais da empresa das áreas de vendas, marketing, produtos, pesquisa ou pela direção da empresa.

Grau de inovação:

É necessário identificar se a idéia irá representar valor real e único ao cliente e se irá perdurar no longo prazo, se ela será inovadora e diferenciada no mercado.

Metodologia: É necessário que a idéia seja analisada através de um questionário que dirá se sua inovação será de um nível fraco, médio e alto em relação ao grau de inovação.

Teste e inovação de idéias:

Embora a idéia selecionada ter sido gerada com processos que envolveram clientes, fornecedores e outras pessoas de fora da empresa, é conveniente que ela seja testada, por esse tipo de publico, antes de partir para seu processo de execução.

Em alguns casos este teste ocorre por meio de focus groups e pesquisas presencias de apreciação e de intenção de compra entre outros.

Uma vez gerada, seleciona e testada a melhor idéia entre as cogitadas, o promotor enfrentará a próxima etapa do processo, que consiste na estruturação da idéia selecionada.


Autor: Giacaglia, Maria Cecília

Titulo: Eventos:como criar, estruturar e captar recurso

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