As mudanças no mercado vem vinculando as empresas a repensarem seu modelo de negócios e estratégias.
Criar processos de geração de novos negócios e produtos diferenciados da concorrência no setor de eventos torna- se evidente e necessário para vencer a concorrência.
É necessário idéias criativas que passe por um processo estruturado, a partir de 3 etapas:
- Geração de idéias
- Seleção das idéias
- Teste de avaliação das idéias selecionadas
As empresas ou profissionais da área, assim como outros setores, devem ter a possibilidade de gerar varias idéias para que delas resultem poucas realmente boas.
Algumas técnicas são necessárias para que a geração de idéias tenha melhor proveito:
- Observação
- Auto-análise
- Leitura
- Brainstorning
- Network
As fontes de geração de idéias são inúmeras e podem se classificar em 2 categorias:
1. Internas
1.1 Equipe de vendas
1.2 .Equipe de suporte e atendimento
1.3 Caixas de sugestões
1.4 Pesquisas internas
1.5 Estrutura interna de Pesquisa
2. Eternas
2.1 Clientes
2.2 Parceiros e fornecedores
2.3 Concorrência
2.4 Outros eventos
2.5 Outras fontes
Seleção de Idéias:
Apesar de um grande numero de idéias geradas, torna- se necessário selecionar a melhor, ainda que seja doloroso descartar idéias interessantes.
Torna- se necessário analisar em primeiro lugar fatores como recursos necessários , pontos fortes e fracos , adequação a imagem da empresa e tendências de longo prazo.
Processo de seleção de idéias:
Nesse processo são analisados 2 pontos:
- Demanda
- Competência interna
Aplicação: O processo de seleção de idéias pode ser executado, conjunta ou separadamente, pelos profissionais da empresa das áreas de vendas, marketing, produtos, pesquisa ou pela direção da empresa.
Grau de inovação:
É necessário identificar se a idéia irá representar valor real e único ao cliente e se irá perdurar no longo prazo, se ela será inovadora e diferenciada no mercado.
Metodologia: É necessário que a idéia seja analisada através de um questionário que dirá se sua inovação será de um nível fraco, médio e alto em relação ao grau de inovação.
Teste e inovação de idéias:
Embora a idéia selecionada ter sido gerada com processos que envolveram clientes, fornecedores e outras pessoas de fora da empresa, é conveniente que ela seja testada, por esse tipo de publico, antes de partir para seu processo de execução.
Em alguns casos este teste ocorre por meio de focus groups e pesquisas presencias de apreciação e de intenção de compra entre outros.
Uma vez gerada, seleciona e testada a melhor idéia entre as cogitadas, o promotor enfrentará a próxima etapa do processo, que consiste na estruturação da idéia selecionada.
Autor: Giacaglia, Maria Cecília
Titulo: Eventos:como criar, estruturar e captar recurso
Nenhum comentário:
Postar um comentário